logo RCN

Fevereiro terá chuvas acima da média

  • Foto: Airton Fernandes / Ascom SDC -

Fenômeno El Niño perde força

O departamento de climatologia da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) divulgou nesta segunda-feira as previsões climáticas para os próximos meses, indicando que o fenômeno El Niño continuará ativo no próximo trimestre, porém, gradativamente perderá força até atingir a neutralidade. Mesmo com o enfraquecimento do El Niño, as temperaturas devem permanecer acima da média nos meses de fevereiro, março e abril.

A previsão para fevereiro aponta chuvas próximas à média nas áreas litorâneas, com destaque para o litoral, onde são esperados acumulados entre 200 mm e 250 mm ao longo do mês. No Grande Oeste, as precipitações devem ficar ligeiramente acima da média, com ocorrência de eventos que podem trazer temporais com chuva intensa. As temperaturas, neste mês, ainda serão consideradas altas, superando a média histórica.

À medida que se inicia o outono, em março e abril, a precipitação tende a reduzir, com chuvas mais regulares e temporais de verão menos frequentes. Em ambos os meses, as chuvas devem ficar dentro da média para Santa Catarina, com valores entre 125 mm e 250 mm, dependendo da região. As temperaturas, por sua vez, permanecem amenas pela manhã, mas continuam elevadas à tarde, mantendo-se acima da média histórica.


Fevereiro Chuvoso e Recomendações da SDC

Fevereiro é tradicionalmente chuvoso entre os planaltos e o litoral catarinense, com chuvas frequentes devido à circulação marítima. Espera-se acumulado entre 200 mm e 250 mm nas regiões costeiras. Entre o Extremo Oeste e os planaltos, a chuva tende a ser mais irregular, variando de 150 mm a 200 mm. Em caso de temporais, a SDC recomenda buscar locais abrigados, evitar árvores, placas e objetos que possam ser arremessados.


Recomendações Gerais

A SDC orienta a população a ficar atenta a rachaduras em encostas e água vertendo do solo, indicando riscos de deslizamentos. Em dias mais quentes, é recomendável manter ambientes frescos, especialmente para idosos, enfermos e animais de estimação, evitando exposição direta ao sol e exercícios físicos nos horários de pico de calor. Hidratação regular também é destacada como medida preventiva.

Carnaval de Joinville: Confira como fica o trânsito no final de semana Anterior

Carnaval de Joinville: Confira como fica o trânsito no final de semana

Santa Catarina se prepara para mais chuvas e temperaturas elevadas Próximo

Santa Catarina se prepara para mais chuvas e temperaturas elevadas

Deixe seu comentário